Objetivo:
Habilitar técnicos de enfermagem que possam atuar, sob a supervisão do enfermeiro, nos diferentes níveis de atenção a saúde, em todo o ciclo vital humano e nos diferentes graus de complexidade, em diferentes contextos e situações de modo a atender às demandas no setor produtivo e da sociedade.
Diferenciais:
O curso de Técnico em Enfermagem do CEPA está no mercado há mais de 10 anos, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho.
Para tanto, conta com infraestrutura em laboratórios com equipamentos de ponta, corpo docente composto por enfermeiros experientes e preparados para docência e parcerias de estágio com os mais importantes estabelecimentos de saúde.
(Carga horária: 1.800 horas)
Mercado de Trabalho:
Atuação no mercado de trabalho
O egresso do curso de Técnico em Enfermagem poderá trabalhar em várias áreas no segmento da saúde como integrante da equipe de enfermagem e multiprofissionais nos quadros funcionais de organizações e unidades públicas, privadas e do terceiro setor, por exemplo: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, laboratórios, creches, entre outros.
Panorama do Mercado:
O Estado do Pará tem expectativa de expansão do sistema de saúde por meio de construção e ampliação dos hospitais, aumento no número de leitos, investimento em profissionais da saúde e em tecnologias aplicadas à saúde e à enfermagem.
A tendência global de crescimento na área da saúde impulsionam movimentos de acreditações dos estabelecimentos de saúde, fenômenos de desospitalização, políticas públicas de atenção a saúde nos diversos níveis e de iniciativas como da Anvisa e da Organização Pan-Americana da Saúde para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde. Essa dinâmica justifica a formação de técnicos em enfermagem.
Pré requisito e Público Alvo:
Idade mínima: 17 anos
Escolaridade mínima: estar cursando a 2ª série do ensino médio.
Estágio:
O curso prevê dois momentos de estágio, que ocorrem ao longo dos módulos e devem ser realizados em ambientes especializados de instituições que prestam cuidados de saúde e onde a assistência de enfermagem se faz necessária, para o período de estágio, o aluno deve se apresentar com trajes adequados, de acordo com as normas de cada estabelecimento, o estágio é obrigatório.
Certificação:
Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio, será conferido o diploma de Técnico em Enfermagem, com validade nacional.
Documentos para Matricula:
– Requerimento de matrícula;
– RG (fotocópia);
– Documento que comprove a escolaridade mínima exigida (duas vias, sendo o original ou fotocópia autenticada e fotocópia simples);
– CPF (apresentação do documento;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Certificado de reservista (para o sexo masculino);
– Comprovante de residência atualizado;
– 02 fotos 3/4.
Mercado de trabalho: Atuação no mercado de trabalho O egresso do curso de Técnico em Enfermagem poderá trabalhar em várias áreas no segmento da saúde como integrante da equipe de enfermagem e multiprofissionais nos quadros funcionais de organizações e unidades públicas, priva